terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mente direitinho que você consegue seu trampo!

Há alguns dias publiquei umas "pérolas" de respostas obtidas por entrevistadores em processo seletivo. Vi no site Universo RH e as tais pérolas foram publicas na revista Exame.
Hoje, recebi um texto fazendo menção a isso. Achei ótimo!
Na verdade, nem acredito muito em todas aquelas "pérolas" publicadas... Lembram as do vestibular. Porém se as perguntas são perguntas com respostas "encomendadas", acho as respostas mais que pertinentes. Como disse um colega do grupo de discussão: "O que um Selecionador espera ouvir ao perguntar "Por que deixou o último emprego?", "Por que devo contratá-lo?", "Quais são suas virtudes?" ou "Quais são seus defeitos?. Voltando ao tempo de determinados testes psicológicos, quando muitas vezes a Psicóloga Junior só sabia aplicar o gabarito, mesmíssimos testes rodavam de empresa para empresa. O mais "manjado" era o famoso desenho da árvore."
Tenho, ainda, pouca experiência na área e um caminho longo a trilhar. Mas tento, sempre, estudar bastante e me aprimorar. Assim como exercer a profissão com a maior consciência e responsabilidade possível. Algumas das "competências" de "Como fazer seleção e entrevistas por Competências" são maturidade emocional e bom senso, adquiridos ao longo de várias entrevistas. É a capacidade de ver e sentir o entrevistado trabalhando naquilo e com aquilo que se avalia e a provável relação com a "chefia" dona da vaga.
Mas, abaixo, o texto ao qual me referi. Muito bom! Apesar (e por isso mesmo!) de um tanto politicamente incorreto... com algumas expressões um tanto não recomendáveis. Mas, péraí... você não fala um palavrãozinho vez por outra, não? rs!

Os maiores mentirosos conseguem os melhores empregos
- Fale sobre si.
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
Resposta verdadeira: "Você quer saber o quê?"
- Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
Resposta verdadeira: A curto prazo, tirar meu nome do Serasa. A longo prazo, do cartório.
- O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
Resposta verdadeira: Mandei meu currículo para 2 mil empresas. Nem sabia que tinha mandado para esta.
- Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
Resposta verdadeira: Engravidei minha cunhada. Só tinha 200 reais para pagar o aborto. Enquanto ela berrava dentro do barraco, fiquei do lado de fora rezando para ela não morrer.
- O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
Resposta verdadeira: Tá me tirando, filha(o)? Por que um ser humano precisa de um emprego?
- Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
Resposta verdadeira: Claro que não. Você é?
- Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
Resposta verdadeira: Nos primeiros seis meses, eu te dou metade do meu salário.
- O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
Resposta verdadeira: Quando minha mulher não quer transar, o que hoje em dia acontece com certa frequência, fico na frente da tv, vendo qualquer jogo e tomando cerveja. Tenho uma amante também, mas estou sem grana para levá-la no motel e tenho que ficar esperando o marido dela fazer hora extra. Com essa crise, ele não tem feito muito.
- Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
Resposta verdadeira: Agora você me pegou. Sei lá, se eu falar isto, você vai escrever na sua ficha: "Metido pra caralho".
- E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
Resposta verdadeira: Até que enfim uma pergunta inteligente. Sou preguiçoso, sempre chego atrasado, boca suja, solto gases em qualquer lugar, mesmo na frente de clientes, adoro uma fofoca, passo a mão na bunda das colegas, ponho apelidos em todo mundo, trabalho bêbado, sou puxa-saco... chega ou quer saber mais? Posso ficar falando até amanhã.
- Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
Resposta verdadeira: Pelo amor de Deus, não desejo aquele trabalho nem para um cachorro.
- Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
Resposta verdadeira: Tá me tirando de novo. Desde quando trabalho dá prazer?
- Por que foi desligado da última empresa?
Não se apresente como vítima e explore o lado positivo da situação. Seja breve, objetivo e verdadeiro. O entrevitador sempre tem como checar este tipo de resposta. Este também não é o momento para falar mal da empresa ou do antigo chefe.
Resposta verdadeira: Minha situação já estava ruim com os patrões porque mandei meu primeiro chefe tomar no cu. Fui transferido de departamento. Um dia obriguei uma funcionária nova a me fazer um boquete no estoque e esqueci que tinham colocado câmera de segurança naquela merda. Fui mandado embora por justa causa.

***********************

Fica chateado(a), não... É pra descontrair.


Um comentário:

  1. Obrigado por colocarem meu texto no seu blog. Vou levar este texto para o teatro.

    Bjs!

    ResponderExcluir

A troca de idéias é sempre bem vinda!