quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Pensódromo" na empresas. Bom ou mau?

Olá!
Recebi esta matéria, abaixo, retirada da revista PEGN. Logo me interessei postar aqui, por encontrara nela uma refência pessoal. Isto é, nos meus velhos tempos de empregada em empresas, inúmeras vezes fui trabalhar aos sábados (e até domingos, acredite se quiser!), para aproveitar o silêncio que reinava nestes dias, quando tinha algum trabalho com urgência de conclusão. E, impressionante, como rendia estes dias de trabalho! Sem telefone tocando, sem pessoas interrompendo... Mas, agora, lendo a matéria, pensei: será que o feitiço não pode virar contra o feiticeiro?
Num primeiro momento achei muito interessante, mas pensando melhor, acho que temos que tomar muito cuidado com o que isso pode significar, de verdade. Podemos estar isolando nossos colaboradores em uma "masmorra clean"? Ele está lá e só produz, fica totalmente isolado do mundo. Não sei se , a longo prazo, essa seria uma boa opção. Devemos pensar mais...
O que você acha?
Consultoria Pieraccianni criou um espaço silencioso onde o funcionário pode produzir tranquilo. Iniciativa reduziu o número de erros em 35%

Por Ana Cristina Dib – PEGN

Telefone, computador e internet, além da interação entre as pessoas, são vitais para o andamento de qualquer empresa. Porém, o uso excessivo de ferramentas tecnológicas e a preocupação em estar sempre conectado com os outros distrai funcionários e torna o local de trabalho menos produtivo.
Segundo pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ao sermos interrompidos enquanto realizamos alguma tarefa, demoramos, pelo menos, 25 minutos para recuperar a concentração. O estudo constatou que o uso de telefone, msn, redes sociais e e-mail faz com que a pessoa tenha a atenção desviada, o que aumenta o estresse e as chances de erro.
Para combater o problema, a Pieracciani, consultoria especializada em gestão de inovação, criou o pensódromo, espaço onde é possível trabalhar sem ser interrompido.
Valter Pieraccianni, sócio-diretor da empresa, diz que a iniciativa de montar o ambiente surgiu da necessidade de silêncio. “A sala principal da empresa não tem divisória porque é importante haver integração. Mas o barulho estava atrapalhando os consultores, principalmente os responsáveis por áreas criativas. Era preciso ter um outro lugar que permitisse o equilíbrio entre estudo, pesquisa e reflexão”.
O pensódromo é ventilado e amplo. As poltronas e cadeiras são confortáveis. É proibido o uso de telefone e a internet só está liberada para consulta. Em funcionamento há um ano, a criação do local foi amplamente apoiada pela equipe, composta por 30 pessoas.
Natali Vanali, coordenadora de metodologias do empreendimento, diz que a nova sala contribuiu para a melhoria do desempenho. “Foi uma medida simples, barata e que trouxe resultados. A produtividade aumentou em 30% e o número de erros caiu 35%”. Ela diz que hoje se sente mais confiante para cumprir metas. "Não adianta cobrar resultados e inovação e não disponibilizar um local adequado para que as boas ideias surjam".
Montar um pensódromo é simples e barato. Veja as dicas da Pieraccianni e faça o mesmo na sua empresa:

· Escolha uma sala ampla e arejada
· Coloque uma mesa de reunião ou mesas menores
· Opte por cadeiras e poltronas confortáveis
· Se possível, as paredes devem ser pintadas com cores claras
· O uso de celular ou telefone deve ser proibido, assim como as conversas paralelas.
· Estabeleça um número máximo de usuários por vez · Libere a internet apenas para pesquisas · Antes de autorizar a música ambiente, peça opinião aos funcionários.
Na Pierccianni, por exemplo, a maioria preferiu o silêncio total. · Lembre-se que o espaço deve ser criativo e não recreativo. Máquinas de jogos, lanchinhos e sofás contribuem para que os funcionários relaxem além da conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de idéias é sempre bem vinda!