quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Repertório




Quem somos?
Arte-educadores teatrais, trabalhando em conjunto com o RH das empresas, oferecendo a possibilidade de usar o teatro como método de treinamento diferenciado para qualquer ocasião (SIPAT’s, palestras, festas de confraternização, eventos em geral), dentro da necessidade individual e particular (temática) de cada empresa.


Contato:
Tel.: (22) 8117-6133 – Campos dos Goytacazes/RJ
E-mail: arthconsult@gmail.com ou aucilene.freitas@gmail.com


O Teatro Empresarial

Acreditamos que a imaginação, o lúdico e a arte são ferramentas altamente eficazes em processos de desenvolvimento, e que, portanto, podem e devem ser utilizadas em todo tipo de intervenção. E o Teatro Empresarial entra, fundamentalmente, para trazer estratégias mais criativas ao trabalho com crescimento e desenvolvimento como o grande representante desta proposta.

A proposta do Teatro Empresarial facilita e inova os meios convencionais de treinamento, buscando sempre a possibilidade de um processo de crescimento humano e de mudança de paradigmas na organização.

A dramatização é um excelente veículo de aprendizagem e de mudanças de comportamento, pois propõe situações em que as pessoas possam identificar-se com os personagens e ações, facilitando a sensibilização dos funcionários para a reflexão e solução de problemas, promovendo aprimoramento da qualidade de seus produtos e serviços.

O Teatro Empresarial não deve ser entendido como mero entretenimento, mas como uma ferramenta alternativa, um verdadeiro dispositivo, atrelado às demandas da empresa e à possibilidade de um diagnóstico mais amplo e transversal (transversal no sentido de fazer a empresa perceber a teia das circunstâncias internas, apreendendo-a no sentido ativo, problematizando questões, permitindo observar as redes que se cruzam, as relações que se constroem (ou desconstroem); perceber em toda a sua estrutura onde algo esbarra, atravessa, desconecta ou interrompe o fluxo contínuo).

O Teatro torna-se uma ferramenta eficaz porque lida com diversas linguagens, com uma variedade múltipla de signos e também porque se constrói fundamentalmente através da relação grupal. Quando se fala em qualidade total, em empresa de sucesso, a condição sine qua non é o ser humano e a valorização de sua criatividade, imaginação, habilidade, percepção de situações novas, raciocínio sistêmico, tomada de decisões, aspectos estes comuns no fazer teatral.

O que fazemos?
Desenvolvemos esquetes e/ou peças teatrais relacionados a diversos temas inerentes à rotina de uma empresa. São criadas várias dinâmicas que podem abordar assuntos como comunicação, relacionamento, segurança de trabalho, qualidade de vida, motivação e desafios, entre outros; dentro das necessidades da empresa. Os textos podem ser já montados e consagrados ou desenvolvidos, exclusivamente para as situações solicitadas.

Este trabalho pode ser apenas apresentado inserido no contexto de algum evento específico, assim como pode ser complementado com um bate-papo, após a apresentação, com os funcionários, onde se procura buscar identificar os possíveis problemas e soluções demonstrados através das personagens e abordadas em cena.

Como funciona?
Uma das maneiras de se trabalhar com o Teatro na empresa, é através da apresentação de uma cena como estímulo para debates e cuja temática é desenvolvida para abrir questões e não para encerrar "verdades". A cena busca ser provocadora, mobilizadora, capaz de aquecer o público para uma leitura que forneça subsídios para reflexões e mudanças.

Uma outra maneira de se trabalhar é fazer a platéia Ver/Refletir uma cena para, em seguida, através de um processo interativo, estimular o funcionário para Viver a situação (muitas vezes inconscientemente produzida por ele no dia-a-dia de seu trabalho). Ele, agora, passa de espectador à protagonista da ação dramática, de objeto a sujeito, de observador a agente. Assim, ao viver a história do outro (por exemplo, de atendente a cliente), ele tem uma nova ótica do processo, das tessituras do mercado, uma visão mais ampla da cadeia das relações e da emergência do outro. O Teatro, dessa maneira, permite uma expansão de seus atributos, abrindo portas para Diagnósticos na Empresa, Seleção/Recrutamento, Avaliação Psicológica e Treinamento. A trilogia VER/DEBATER/VIVER estabelece uma dinâmica rica, concreta, viva e de mudanças imediatas.

Os papéis agora se invertem. Mais do que a empresa que patrocina o Teatro, é o Teatro que ajuda a "patrocinar" o crescimento humano na empresa. A empresa que aposta no desenvolvimento do seu funcionário, encontra no Teatro Empresarial uma ferramenta de grande valor, pois as cenas servem como um "envolvimento" para uma seqüência de trabalhos.

No Teatro damos a oportunidade do indivíduo de identificar-se com os personagens, sem uma exposição direta. As pessoas colocam-se para o personagem e não para o "problema real. Caminhando um passo além, consegue-se inverter papéis no plano do "como se", o que dá uma nova roupagem a antigos tabus. Dados de realidade emergem mais facilmente de forma "lúdica" e isso fica totalmente claro no momento dedicado a um debate ou a um compartilhar de sensações experimentadas.

Algumas sinopses de peças/esquetes:

Mandão?! Teimoso?! Eu?!!!

Sinopse: Uma adaptação da história “Dois Idiotas Sentados, Cada Qual no seu Barril” de Ruth Rocha, para o teatro. Conta a história de dois vizinhos que, sentados - cada qual em sua propriedade – sobre um barril de pólvora, com uma vela na mão, travam uma verdadeira “queda de braço” para ver quem apaga a vela primeiro.

O texto, através de uma linguagem lúdica, cômica e de fácil assimilação, aborda temas como disputa por poder, intolerância, intransigência, responsabilidade etc., podendo ser apresentado tanto para público adulto como infanto-juvenil.

Um dia-a-dia Anônimo

Sinopse: Atores encenam algumas situações do cotidiano dos motoristas e cobradores de coletivos e seus passageiros dentro de um ônibus imaginário.

Aborda a importância e responsabilidade da atividade profissional, prevenção de acidentes no trânsito, segurança no trabalho etc.


Feliz Humor Novo!

Sinopse: Aborda os 10 maiores pecados cometidos no ambiente de trabalho em equipe, que são: Fazer fofoca de colegas ausentes, Rejeitar o trabalho em equipe, Ser antipático(a), Deixar conflitos pendentes, Ficar de cara fechada, Deixar de cultivar relacionamentos, Não ouvir os colegas, Não respeitar a diversidade, Apontar o erro do outro e Ficar nervoso(a) com a equipe.

Com isso, falamos sobre trabalho em equipe, inter-relacionamento e inúmeros outros assuntos (stress, mau-humor, qualidade de vida, etc.).

No divã

Sinopse: Comédia com 2 atores. Um homem vai ao um consultório para uma sessão de psicanálise com o intuito de resolver conflitos ligados à crise de identidade. No entanto, é submetido a uma consulta não lá muito ortodoxa. Contudo, parece deixar o consultório com o firme propósito de colocá-la em prática. Diálogo entre paciente e terapeuta (ou pseudo-terapeuta) abordando as diversas crises pelas quais o ser humano pode passar em função do cotidiano.

De modo lúdico levamos à reflexão de nossos valores, como estamos conduzindo nossa vida, nossas escolhas, de modo amplo. Aborda questões: relacionamentos de toda natureza, stress, qualidade de vida etc.

Dengue sem fronteiras

Sinopse: Um casal de esnobes milionários se depara com o perigo de um mosquitinho que não respeita fronteiras sociais.
Aborda a necessidade de prevenção contra a doença, os cuidados que se deve tomar, os riscos etc.

Primavera Inexistente – A crônica de uma morte anunciada.

Sinopse: diário de uma árvore narrando seu nascimento, vida e morte.
Aborda a sobre a necessidade de preservação do meio-ambiente.

Agentes em Ação – Operação Integração

Sinopse: Três atores com bonés nas cores vermelho, amarelo e verde, fazendo uma referência aos sinais PARE – ATENÇÃO – SIGA, entram em cena como se fossem agentes de espionagem.

Abordam a platéia e efetuam uma blitz, em que são desenvolvidos exercícios de descontração, coordenação motora e quebra-gelo.

Acabada a blitz, os atores agentes abordam temas relacionados à INTEGRAÇÃO, LIDERANÇA E CONHECIMENTO , como deveríamos nos comportar perante as mudanças, e que através destes quesitos, o sucesso é garantido.
Tudo isso se desenrola através de cenas e situações do dia-dia.

Agentes em Ação – Operação Meio-Ambiente

sinopse: Três atores vestidos de branco, com bonés nas cores vermelho, amarelo e verde, fazendo uma referência aos sinais PARE – ATENÇÃO – SIGA, entram em cena como se fossem agentes de espionagem.

Abordam a platéia e efetuam uma blitz, em que são desenvolvidos exercícios de descontração, coordenação motora e quebra-gelo.
Acabada a blitz, os atores agentes abordam temas relacionados à preservação do meio ambiente, a importância da água, os cuidados com a poluição, biodiversidade e outros.
Tudo isso se desenrola através de jogos de competitividade, integração e perguntas e respostas.

Aquela Mina

Uma forma lúdica de abordar a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e HIV-Aids.

Sinopse: Texto de Aderbal Freire-Filho - Um homem do século XXI fala dos perigos da vida moderna e da necessidade de se proteger. Porém, não admite usar camisinha – para ele, ao menos no amor, o homem deve continuar livre de defesas.

Uma mulher interessada nela – e cortejada por outro homem que atende à sua exigência de usar camisinha – trata de convence-lo de que o uso do preservativo não é contra a natureza do homem.
O argumento definitivo da mulher é que a principal característica do animal homem é a inteligência e que usar camisinha e usar a inteligência, como os pássaros usam as sas, o leão usa a força, outros animais usam o instinto.

Este sexo é Feminino
Um espetáculo em homenagem às mulheres.

Sinopse: Colagem de textos/músicas que falam da condição feminina nos dias atuais. Pode ser apresentado em eventos como Dia da secretária, Dia Internacional da Mulher ou qualquer que tenha um público feminino como alvo.

OBS.: criamos sob encomenda de assunto que o cliente deseja abordar, de acordo com a ocasião; desde que com antecedência mínima de 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de idéias é sempre bem vinda!